Buscar

Vitamina Natureza: aprender e crescer a brincar na rua

O desafio do Brincar de Rua para esta Playtalk foi maravilhoso!


Só tenho a agradecer ao Francisco pelo convite e por nos termos cruzado neste caminho de mais rua, mais natureza, mais comunidade e mais brincar.


Deixo-vos pelas palavras do Brincar de Rua o meu contributo:


Que desafios e oportunidades existem para aprender e crescer no contacto com a natureza, a brincar na rua? Quais os benefícios do contacto com a natureza nas crianças? Como reintroduzir a natureza no futuro da educação e como despertar todas essas oportunidades em todos nós?

Uma conversa inspiradora com Vera Malhão, bióloga marinha pela Universidade dos Açores, mestre em Ciências do Ambiente e doutoranda em Ciências da Educação – Especialização em Educação Outdoor. A Vera é ainda docente no Instituto Superior de Educação e Comunicação de Lisboa (ISEC) e diretora da Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade. 

Para Vera Malhão, as crianças não precisam de mais brinquedos, mas de contactar com a natureza. “As consequências do período de isolamento são muito grandes. Ao tirar estas experiências de natureza às crianças estamos a prejudicar o seu desenvolvimento físico, social e estamos a privá-las de algo que é essencial para a aprendizagem, para além de se fortalecer o sistema imunológico. Agarrem na bicicleta nem que seja meia hora e fujam para um sítio que seja perto e deixem os vossos filhos rebolar, subir ou andar de bicicleta… é preciso que as crianças não se sintam claustrofóbicas. (…)“.



9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Uma perspetiva critica...

Há uns anos traduzi e adaptei o texto em baixo. Retirei-o de um dos meu livros preferidos sobre teorias de aprendizagem. Espero que gostem dele tanto quanto eu. A história da educação e dos cuidados n

© 2019 by Lutra